Massaleve aumenta entregas em 75% e triplica faturamento com soluções da MáximaTech
A Massaleve é uma empresa localizada em Benevides, região metropolitana de Belém do Pará. Com 30 anos no mercado de fabricação de itens de panificação industrial, a fábrica atende majoritariamente clientes da região norte, como estados do Pará, Amapá, Amazonas e Roraima, além de presença no sul e sudeste, com clientes em São Paulo e Minas Gerais, distribuindo seus produtos para atacadistas e grandes redes de todo o país.
Para atender às necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico, a Massaleve, em 2019, firmou uma parceria com a MáximaTech, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para cadeia de abastecimento e líder de mercado, segundo o ranking Abad/NielsenIQ.
Antes, a fábrica trabalhava com um sistema de força de vendas que não atendia às necessidades comerciais. O aplicativo antigo não exibia fotos dos produtos e não tinha as funcionalidades necessárias para garantir sucesso nas negociações, impactando negativamente as vendas.
“Estávamos muito focados na parte de produção operacional e acabava que nosso faturamento era muito baixo, nós não tínhamos como auxiliar os vendedores e nem ter uma gestão completa das ações comerciais”, explica o gerente de TI da Massaleve, Junior Peres.
Com o uso do maxPedido, a equipe de vendas passou a ter mais autonomia nos processos e passou a contar com informações que simplificam as negociações. Ao longo de dois anos, com o apoio tecnológico aliado a ações estratégicas, a fábrica aumentou seu faturamento em 3x. Isso porque o aplicativo oferece sugestão de produtos baseado no histórico do cliente, permitindo que o vendedor acompanhe suas metas e faça atendimentos mais consultivos.
O gerenciamento dos processos, que antes era realizado a partir de planilhas, foi otimizado com o uso do maxGestão. Agora, os gestores acompanham os processos dos vendedores e auxiliam no cumprimento das metas. Além disso, com o recurso fluxo de aprovação de descontos, brindes e trocas, evitam ofertas excessivas que podem comprometer a lucratividade.
A logística da Massaleve também tinha desafios no acompanhamento dos motoristas, dos pedidos e na priorização das entregas. Com o maxMotorista, a fábrica passou a fazer melhor monitoramento dos profissionais, de modo a gerenciar a saída do Centro de Distribuição e o check-in e check-out no cliente, funcionalidade que permitiu identificar quais entregas tomavam mais tempo.
Ao utilizar o maxRoteirizador, a operação da Massaleve passou a trabalhar com a melhor rota a partir da menor quilometragem. Assim, a empresa conseguiu aumentar a quantidade de entregas mensais em 75%.
“Um ponto fundamental que mudou na nossa logística com o DMS (sistema de gerenciamento de transporte) da Máxima é que agora temos um processo muito bem estabelecido, e não ficamos mais presos à uma única pessoa que sabe o que e como executar”, complementa Junior Peres.
O apoio da tecnologia permitiu que a empresa identificasse lacunas de produtividade, além de trazer as ferramentas necessárias para suprir esse problema. Com isso, os ganhos foram não só em termos operacionais, como na satisfação e da equipe, que passou a trabalhar com mais eficácia e ter tempo para focar em ações cada vez mais estratégicas.
Bruno Simião, Chief Customer Officer (CCO) da MáximaTech, explica que empresas da cadeia de abastecimento otimizam sua operação a partir de detalhes. “Analisar a rotina e identificar pontos de melhoria é fundamental, mas essa evolução só é possível com a tecnologia certa que, além de apontar onde otimizar, também traz como fazer isso”, finaliza Simião.
Soluções Máxima
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