Sorvpan deixa de ter prejuízos e entra em uma nova era de expansão
Localizada na cidade de Anápolis (GO) e com mais de 20 anos de mercado, a SorvPan possui clientes de segmentos variados, dentre eles açougues, bares e restaurantes, padarias e supermercados, comercializando uma grande variedade de produtos.
Comprometida com sua evolução constante, melhoria de processos internos e satisfação de seus clientes, a empresa atualmente conta com uma equipe de 10 vendedores externos e uma frota própria de caminhões, focada na distribuição de seus produtos para seus clientes espalhados pelo Brasil.
Localização: Goiás
Principais Desafios
Dentre os problemas vividos anteriormente pela Sorvpan, a rejeição de pedidos com pagamento de valor de entrada pelo ERP era um dos mais graves, exigindo um monitoramento 24h por dia.
Com esse problema a empresa corria o risco de perder o carregamento de rotas realizadas a cada 20 dias por não conseguir identificar o problema durante a correria e só ver no dia seguinte, o que tinha como consequência a insatisfação do cliente e, às vezes, o cancelamento do produto.
• Reduzir o prejuízo com cancelamento de produtos nos pedidos e devoluções de mercadoria
• Reduzir o prejuízo com os pedidos que não caíam no sistema
• Reduzir erros na digitação de pedidos
• Demora no tempo de sincronização das informações da força de vendas com o ERP, o que atrapalhava a negociação com os clientes
• Ter uma solução para a força de vendas 100% integrada ao ERP da empresa, o WinThor
• Informações atualizadas de preços e estoque para os vendedores externos
• Dificuldade de adaptação dos RCAs ao força de vendas anterior
• Os vendedores levavam uma quantidade grande de catálogos nas visitas a clientes, por causa da diversidade de produtos e fornecedores com os quais trabalham
• Eliminar o prejuízo causado pelas limitações da ferramenta anterior, que não mostrava o valor de entrada e nem o limite de crédito
“Antes tínhamos um desgaste com o software que utilizávamos. A solução era complicada, os vendedores não conseguiam ver o estoque em tempo real, tinham que fazer o pedido manualmente e pedir liberação quando chegavam em casa para poderem enviar. Além disso, nosso prejuízo por causa do corte de pedido e o custo de devolução eram altíssimos, coisas que impactam o negócio”, recorda Dayane Batista, TI da Sorvpan.
Os Resultados
Apesar da crise, a empresa está evoluindo em suas vendas, crescendo e se abrindo para novos mercados, tendo resultados positivos na venda externa até mesmo em rotas que antes eram mais críticas, como a Bahia.
Esse cenário é consequência de uma série de mudanças realizadas pela gestão, como investimento na equipe de vendas, adoção das soluções da Máxima, o reforço da atuação de um supervisor junto à equipe de vendas externa e a gradual mudança de cultura dos colaboradores da empresa.
Apesar de não ter sido fácil no início, hoje a importância de todo esse trabalho fica evidente nos resultados alcançados e na satisfação da equipe de vendas, não somente com as ferramentas, mas com as consequências de todo esse processo de mudanças.
“Hoje, para nós, o maior ponto positivo que tivemos com o sistema da Máxima é que deixamos de ter prejuízo por causa de pedidos que ficavam para trás, pois o WinThor rejeitava os pedidos do sistema anterior por causa de problemas com o valor da entrada, e como acontecia muito com produtos de valores altos eu tinha que ficar monitorando 24h por dia. Hoje o índice de rejeição de pedidos caiu para 2% ou até menos, por erro humano, e mesmo nesses casos em que o vendedor esquece de informar o valor, como aparece a crítica do pedido, ele mesmo já corrige o problema, então deixamos de ter prejuízo nesse sentido e não é mais uma preocupação da empresa um pedido ficar para trás”, comemora Dayane.
Alguns dos resultados do trabalho realizado pela gestão da Sorvpan, facilitados pela utilização das soluções da Máxima, foi a redução do corte de pedidos e o melhor aproveitamento de oportunidades de venda.
Os ganhos ficam evidentes em situações em que, por exemplo, o cliente demonstra interesse em determinada mercadoria que está sem estoque e a reposição demora em torno de 15 a 20 dias, como os vendedores têm essa informação na mão, em vez de ter que retirar o produto do pedido eles podem oferecer um produto similar.
Outro ponto positivo é conseguir evitar um desgaste posterior nos casos quando o erro só era percebido depois de fechada a venda, tanto com o cliente quanto com os processos internos, evitando ter que estornar comissões, cancelar boletos, etc.
“Antes de usar as soluções da Máxima, o nosso custo de devolução era altíssimo, variava muito de acordo com o produto, rota ou perfil do cliente, porém às vezes em uma carga de valor de R$ 100.000,00 voltava de R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00 em mercadorias. Hoje não temos mais custos por conta do sistema e em vista do custo que tínhamos antes hoje é muito pouco, conseguimos reduzir entre 20% a 30%”, recorda Dayane.
• 30% de redução de custos, que eram causados pela devolução de mercadorias
• 80% de melhora nos processos de venda externa, abrangendo a redução de erros, tanto humano quanto de sistema, o tempo na emissão de pedidos e a sincronização do ERP com as informações da força de vendas
• Aumento na quantidade de pedidos emitidos e clientes atendidos
• Redução dos erros de digitação de pedidos, que antes eram muito frequentes
• Maior agilidade na emissão de pedidos
• Rápida adaptação da equipe às ferramentas da Máxima, que por serem intuitivas atendem tranquilamente aos diversos perfis de usuários, desde os mais habituados com a tecnologia aos pertencentes à geração mais antiga
“Eu posso falar com certeza que com o Pedido de Venda, em comparação com o sistema anterior, melhorou muito a parte de negociação, pois com o força de vendas da Máxima o sincronismo é instantâneo. Isso agiliza o meu processo de emissão de pedidos de venda e permite que eu consiga liberar o meu cliente na hora”, relata Dayane, TI da Sorvpan.
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