eventos de tecnologia

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Eventos de tecnologia são incríveis por vários motivos: você conhece novas maneiras de pensar na TI, como um todo, entra em contato com as mais novas tendências da área, descobre novas tecnologias e, principalmente, faz um rico networking.

Muito mais do que simplesmente um aglomerado de pessoas e computadores, os eventos de tecnologia são uma experiência.

É importante participar de alguns ao longo do ano, principalmente se você trabalha diretamente com TI. Muitas informações e insights obtidos nesses simpósios, congressos e exposições são difíceis de encontrar em outros lugares. Os palestrantes também dão um show à parte, e te ajudam a entrar em contato não só com coisas novas, mas, também, novas maneiras de pensar.

Os tempos estão mudando, principalmente para a TI. Os eventos de tecnologia pelo Brasil nos ajudam a entender como será o futuro e, o mais importante, como se inserir nele. Mais do que um local para nerds ou entusiastas, os eventos de tecnologia reúnem quem faz a diferença no campo, e quem está na vanguarda da transformação digital no país.

Mas como saber quais são os mais acessíveis para você? Quais os mais próximos e os que mais combinam com o seu perfil? É muito simples: é só ler este artigo até o final! Temos muitas recomendações para sua escolha, e também mais informações pertinentes para a sua agenda.

E aí, vamos começar? Então vem com a Máxima para uma lista de eventos de tecnologia da informação no Brasil!

1 – TI & Varejo

Unir a tecnologia da informação com o varejo é um passo natural. Na verdade, essa união já está até bem consolidada: milhares de negócios pelo Brasil estão, nesse exato momento, procurando por soluções de automação e Business Intelligence para a sua realidade.

E cada varejo tem suas necessidades. Então, cada profissional de TI que trabalha com isso tem suas próprias especialidades. Um evento que reúne profissionais da área de tecnologia falando principalmente sobre o varejo é uma pedida lógica para o seu crescimento profissional.

Não sabemos se você trabalha na área, mas se ainda não, é provável que no futuro possa dar o seu melhor para o varejo. A área só cresce e oferece ótimas oportunidades.

O TI & Varejo traz circuitos de debate, uma feira de exposições, entrevistas com profissionais de sucesso e inovadores da área, apresentação de cases e outras atrações. Grandes nomes do varejo trazem suas experiências no evento, então, vale a pena se programar!

– Onde? – São Paulo (SP)

– Quando? – Ainda não há data divulgada para 2019.

2 – Conferência Gartner

A Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud 2019 é um evento muito prestigiado e quase obrigatório para profissionais de TI que querem entrar em contato com o que há de melhor no mundo da tecnologia da informação.

Tudo o que há de novo passa pela Conferência Gartner, voltada quase que exclusivamente para as novas tecnologias de Automação Comercial e Industrial. É lá que você vai entrar em contato real e palpável com IoT, Machine Learning, outras estratégias de inteligência artificial, cloud computing e muito mais.

A Gartner é referência mundial em pesquisas de ponta para a tecnologia da informação. A rede de contatos é extensa, e a empresa trabalha com os maiores players do mercado.

É por isso que esse evento de tecnologia é simplesmente imperdível. Já pensou beber diretamente da fonte de inovação tecnológica e fazer networking com mentes pensantes do cenário?

O evento conta com expositores como a Oracle, Cisco, Suse, Ascenty e Servicenow, palestras com diretores da Gartner, e mais de 800 participantes. A Conferência acontece todo ano, reunindo sempre nomes importantes da Gartner para gerar cada vez mais insights para os profissionais.

– Onde? – Hotel Sheraton em São Paulo (SP)

– Quando? – 24 e 25 de abril

3 – Fórum Internacional Software Livre

Tecnologia colaborativa e software livre são assuntos de grande relevância hoje em dia, principalmente com a grande democratização do acesso à internet e com a necessidade de insights diferenciados para sair na frente no varejo.

A cada dia que passa, a visão das pessoas sobre como abordar a tecnologia vem mudando muito. O Software Livre está deixando de ser um ideal e se transformando cada vez mais em algo rotineiro nas nossas vidas. Plataformas de e-commerce montadas em softwares open source já são uma realidade, e você precisa estar a par de tudo o que está para mudar para conseguir se destacar e permanecer atualizado.

Exposições e palestras de parceiros incluem a RedHat, Linux Magazine, Madson Books e a Linux Professional Institute. São centenas de palestras e milhares de pessoas para fazer networking. Não perca essa oportunidade de expandir seus horizontes!

O Fórum Internacional Software Livre é anual, e é marcado pela resistência e pela busca de alternativas democráticas no uso da tecnologia.

– Onde? – Centro de Eventos da PUC Porto Alegre

– Quando? – 10 a 13 de julho

4 – IT Forum X

A transformação digital perpassa várias camadas do mercado. É por isso que feiras e eventos de tecnologia em 2019, no Brasil, estão cada vez mais procurando relacionar áreas-chave de empresas a um caminho mais automatizado e tecnológico.

Logística é tecnologia, e o operacional da sua empresa também. A Força de Vendas, RH, Marketing e Financeiro idem. Eventos de tecnologia não costumam ser voltados especificamente para essas pautas, algo que o IT Forum X faz maravilhosamente bem.

Várias áreas se tornam mais concisas, enxutas e produtivas com o uso da automação, que só vem crescendo. Ter um evento voltado principalmente para essas áreas de atuação é perfeito para quem quer entender como aplicar a tecnologia em um cenário real e transformar a empresa como um todo.

O IT Forum X, como a maioria dos eventos de tecnologia, ocorre todo ano.

– Onde? Transamérica Expo Center, São Paulo (SP)

– Quando? – 16 e 17 de outubro

5 – Futurecom

Entre todos os eventos e feiras de tecnologia em 2019, a Futurecom, com certeza, é a que possui mais visitantes e palestras. Ano passado, o público foi de 15 mil pessoas, houve quase 380 palestrantes e 5 mil congressistas participaram do circuito: tudo para debater inovação, tecnologia e os caminhos corporativos do futuro.

Como o próprio nome do evento já diz, são 4 dias para pensar no futuro e entender como ele será afetado pelas mudanças que vêm acontecendo cada vez mais rápido no mundo.

A maior protagonista dessa mudança é, de longe, a tecnologia. Em uma década, nós tivemos mais inovações tecnológicas do que os últimos 100 anos ou mais. É esperado que elas aconteçam ainda mais rápido nesse novo capítulo do século que está começando, e a Futurecom é uma maneira excelente de iniciar as atividades!

Todo ano tem Futurecom, mas a edição de 2019 é especialmente importante. É aqui que podemos entender a relação da tecnologia com os acontecimentos mais recentes, e sua nova dinâmica com a sociedade.

– Onde? – São Paulo Expo – São Paulo (SP)

– Quando? – 28 a 31 de outubro

6 – Whow! Festival de Inovação

Dentre todos os eventos de tecnologia, o Whow! é um dos mais novos. Sendo anual, ele começou em 2017 e vai para a sua terceira edição em 2019.

O nome já explica bastante: esse é um evento de tecnologia no Brasil voltado para a inovação, para encontrar maneiras alternativas de transformar o mundo a partir de soluções que ainda não existem.

Tecnologia, no fim das contas, é isso. Algo que não existia subitamente passando a ser padrão por conta de profissionais capacitados e com vontade de fazer acontecer.

Com um espaço para tratar das novas techs do mercado – fintechs, lawtechs, retailtechs, etc. – a Whow vem surgindo como uma maneira de explorar o que o futuro nos reserva acima de tudo: negócios vão migrar e se reinventar através da tecnologia e da internet.

Mas como fazer parte disso? É difícil dizer exatamente, mas o Whow! Festival de Inovação é um ótimo ponto de partida.

– Onde? – ARCA – São Paulo (SP)

– Quando? – 23 a 25 de julho

7 – SingularityU Summit Brasil

A Singularity University é o maior expoente em inovação 360 no mundo. Sediada no Vale do Silício, essa “escola” ensina, basicamente, inovação tecnológica. Eventos de tecnologia tão renomados e prestigiados são difíceis de encontrar.

A gente está batendo numa tecla que, simplesmente, precisa ser fixada em todos: a inovação não vai esperar. Ela vai simplesmente acontecer. E as maiores mentes do futurismo e da transformação digital estão na Singularity, hoje, descobrindo como mudar tudo.

O potencial que eventos de tecnologia apresentam são claros como o dia. É possível fazer negócios se tornarem mais produtivos e menos complicados com recursos tecnológicos, isso não há como negar. Ao mesmo tempo, o que o SingularityU Summit oferece vai além disso: você sairá de lá com as ferramentas que precisa para preparar a empresa que você trabalha para o futuro. Pode ser que você saia de lá com ideias que vão transformá-la completamente, inclusive.

Qualquer aficcionado por tecnologia e mudança precisa conhecer a Singularity. Ao mesmo tempo, todas as pessoas trabalhando com qualquer tipo de negócio em qualquer segmento precisam visitar o SingularityU Summit.

– Onde? – São Paulo Expo

– Quando? – 11 e 12 de julho

8 – Campus Party

É uma pena: todos esses eventos de tecnologia no Brasil são possíveis de participar ainda em 2019, mas a Campus Party terá que ficar para 2020. Ela acontece no dia 12 de fevereiro, mas vale o registro, porque ano que vem você não pode perder.

Ela acontece todo ano e é simplesmente imperdível para todo aficcionado por tecnologia. Focada em várias áreas – como inovação, transformação digital da sociedade, tecnologia corporativa e entretenimento -, a Campus Party reúne uma verdadeira horda de profissionais da área, nerds, geeks, acadêmicos e muito mais.

De longe o evento mais abrangente e talvez o mais divertido de todos os que citamos aqui – nenhum outro conta com campeonatos de e-sports e stands de desenvolvedoras de games, a Campus Party é simplesmente imperdível.

Então, fica aí a dica: se você não conseguiu participar dessa feira de tecnologia em 2019, não perca as próximas edições, ok? Vale muito a pena!

Conclusão: Por que você deveria ir a mais eventos de tecnologia em 2019?

A resposta é simples: para se tornar um profissional mais antenado, fazer um bom networking e ter insights difíceis de encontrar em outro lugar.

Os eventos de tecnologia, porém, são mais do que isso. Eles sinalizam para onde o mercado vai e como a sociedade vai reagir a ele. As relações de consumo estão mudando e se transformando, e todos os eventos que citamos estão tratando disso.

Para realmente ter uma verdadeira transformação digital na empresa em que trabalha, você precisa entender o caminho que a tecnologia está trilhando. A melhor maneira de fazer isso é unindo o seu pensamento com as milhares de pessoas que estão fazendo o mesmo questionamento agora. Não há melhor lugar para isso do que em eventos de tecnologia.

A união faz a força e duas cabeças pensam melhor do que uma. Essa deveria ser a palavra de ordem da era em que vivemos hoje. É só assim que vamos entender como realmente aplicar a tecnologia da informação nos negócios.

Já comece a se programar para os eventos de tecnologia no Brasil hoje mesmo! Ah, e uma última mensagem da Máxima pra você: quer saber mais sobre como as tendências tecnológicas vêm agindo sutilmente para transformar o atacado distribuidor no Brasil? Continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!