Market Distribuidora aumenta a sua positivação em 30%
Com quase 12 anos de mercado, sendo 7 deles dedicados 100% ao mercado Pet, a Market Distribuidora atua com as principais marcas mundiais e nacionais nos segmentos vet e pet food, entre os quais, medicamentos, vacinas e rações.
Atendendo a grande Manaus e o interior do Amazonas, a empresa conta com uma equipe de vendedores externos e telemarketing. Fazendo desta uma das maiores empresas do segmento na região.
“Com o Portal Executivo e o maxCom, o supervisor de vendas consegue acompanhar em tempo real os vendedores. Com a mesma equipe e no mesmo tempo em que antes atendíamos 8 clientes hoje atendemos cerca de 20”, ressalta Domingos.
Principais Desafios
Atuando em um mercado muito competitivo, no qual os desafios são diários, a Market Distribuidora buscava um fornecedor de soluções móveis com o qual pudesse contar para tornar mais ágil e assertivo seu processo de vendas externas.
A liberação de pedidos por parte dos supervisores, por exemplo, dependia de reuniões realizadas no fim do dia, pois a equipe passava o dia todo fora da empresa, o que reduzia a quantidade de clientes atendidos e aumentava o tempo da venda. Alguns dos desafios eram:
- Aumentar as vendas
- Aumentar a eficiência do time de vendas
- Aumentar a quantidade de visitas realizadas pelos vendedores
- Acompanhar a rota dos vendedores
- Agilizar o envio dos pedidos para o ERP, e consequentemente seu faturamento, separação e entrega, processo que chegava a demorar 2 dias
- Disponibilizar mais rapidamente as mercadorias para seus clientes
- Facilitar a autorização da liberação de verba para o supervisor em campo
- Eliminar atrasos no faturamento, causados pela demora com que as informações eram enviadas
“Antes o processo de vendas na empresa era manual, depois passamos para um sistema que se dizia nativo do WinThor, mas rapidamente notamos que era muito limitado, só enviava pedidos e nada mais além disso, não tinha a opção de gerenciamento, de faturamento como tem no Portal Executivo da Máxima.
A geolocalização não funcionava. O atendimento deles também demorava para nos responder, o vendedor ficava até 2 dias sem realizar uma venda. Por indicação do pessoal da PC SIstemas, começamos a usar o Pedido de Venda e desde então ele aumentou significativamente nosso desempenho comercial”, recorda José Domingos, gerente de TI da Market Distribuidora.
Os Resultados
Com as soluções da Máxima, a Market passou a sentir uma maior tranquilidade em relação ao trabalho da equipe de vendas externas. Ela passou a ter um controle assertivo da agenda de visitas, rotas de atendimento e motivos pelos quais não foram emitidos pedidos durante a visita.
Hoje, cada supervisor tem o faturamento e a geolocalização atual apenas da sua equipe. Esse filtro, além permitir um maior foco nas ações comerciais estratégicas, eliminou a preocupação em relação à segurança da informação, já que nem todos os usuários devem ter acesso a todas as informações presentes no WinThor.
Dentre outros resultados alcançados com as soluções da Máxima, foram destacados:
- 30% de aumento na positivação
- 50% de redução no tempo de entrega
- 250% de aumento na produtividade da equipe, atendendo mais clientes no mesmo espaço de tempo e com a mesma equipe
- A localização dos clientes atualizada
- Solucionou o problema de erros nos pedidos sofrido com o fornecedor anterior
“Com a solução de força de vendas anterior, não tínhamos um controle de quem os vendedores visitavam e nem pra onde eles iriam. Hoje temos tudo roteirizado, conseguimos ver se eles realmente foram no cliente, se tiraram ou não pedidos e porque não tiraram. Melhoramos bastante com as soluções da Máxima: o número de positivação da empresa aumentou em 30% e o nosso tempo de entrega caiu pela metade”, relata Domingos.
Há uma melhor integração nos processos da empresa, consequentemente agilizou as entregas, possibilitando, por exemplo, que os pedidos realizados pela manhã possam ser faturados e entregues no mesmo dia.
Como o supervisor passa o dia todo na rua, na correria, ficou bem mais fácil e rápido autorizar os pedidos pelo maxCom. “Assim que envia o pedido, o vendedor avisa o supervisor via telegram, que analisa e decide na hora se ele será ou não liberado e, em caso positivo, a liberação já chega no WinThor e a gente dá continuidade no processo. O que antes demorava o dia todo, hoje fazemos em 5 minutos e a deficiência do sistema anterior nessa área chegava a atrapalhar até o nosso faturamento”, relata Domingos.
Fazer com que o cliente se sinta acolhido é um dos pontos mais valorizados pela Máxima Sistemas, motivo pelo qual a satisfação dos clientes sempre é acompanhada, seja através de pesquisas ou pela central de relacionamentos.
Por essa mesma razão a empresa oferece tanto a implantação quanto o treinamento de forma presencial ou remota, permitindo que o cliente escolha a opção de preferência.
“A consultora da Máxima veio aqui para Manaus logo que adquirimos o sistema. O processo de implantação foi bem tranquilo e bem rápido, em menos de 2 horas. Em seguida ela deu um ótimo curso sobre o sistema, que foi bem explicativo e ela sempre disposta a tirar as dúvidas.
Um outro ponto que eu gostaria de ressaltar é a questão do atendimento da Máxima que é muito bom. Quando eu chamo meu suporte aqui no Skype em 5 min ele me responde, já me diz a solução e consegue corrigir bem rápido”, recorda Domingos
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