Grupo Fokus aumenta lucratividade em 11% com soluções de logística e vendas da MáximaTech
Presente há mais de três décadas na cadeia de abastecimento, o Grupo Fokus trabalha com a venda e distribuição de produtos de marcas exclusivas, além da Adoralle, marca própria da empresa. A distribuidora conta com sete filiais distribuídas entre Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Distrito Federal.
Para conseguir gerir um mix extenso em um segmento dinâmico, o Grupo Fokus adotou o ecossistema de tecnologia da MáximaTech, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para conectar toda a cadeia de abastecimento.
Assim, a empresa trabalha com o maxPedido e maxGestão para auxiliar a força de vendas, que conta com 330 colaboradores entre vendedores, supervisores e gerentes. O principal ganho da empresa com o maxPedido foi na facilidade de atendimento ao cliente, em que o vendedor tem acesso online ao estoque.
Ter esse dado em tempo real elimina os casos em que é vendido um produto sem disponibilidade no estoque. Com uma operação otimizada, a empresa obteve um aumento de 13,5% no faturamento em relação ao ano anterior.
Além disso, com o maxPedido, os vendedores conseguem avaliar as próprias metas, checar contas a receber e também têm sugestão de produtos a partir de Inteligência Artificial. Isso auxiliou nos resultados do Grupo Fokus, que otimizou a lucratividade em 11%.
Já o maxGestão permitiu o melhor gerenciamento dos vendedores, acompanhando as atividades deles, evitando descontos excessivos e também otimizando a produtividade com a roteirização de vendedores.
A parte de logística também foi otimizada com o uso do maxMotorista, que permite mais transparência no processo de entregas. Agora, o Grupo Fokus consegue acompanhar os 120 motoristas e saber o status de cada entrega.
Outro ponto é que, com a integração entre maxMotorista e maxPag, solução desenvolvida para simplificar o pagamento com agilidade e segurança, a rotina dos motoristas foi simplificada, de modo que eles têm acesso para acompanhar o status de pagamento do pedido direto no aplicativo, sem precisar contatar o financeiro.
Para a COO da MáximaTech, Adriana Mendes, trabalhar a partir das necessidades dos clientes é fundamental. “Aqui a gente busca ouvir os feedbacks de cada um e compreender de fato o que é necessário na rotina deles para que possamos criar soluções cada vez mais aderentes à cadeia de abastecimento”, finaliza Mendes.
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