Calendario-promocional-2022

Para os atacados, este é um período de novos planejamentos e de preparação. Afinal, teremos um próximo ciclo repleto de oportunidades em um cenário pós-pandêmico, de inovações e de transformações no comportamento do consumidor B2C e B2B. Nesse cenário, o planejamento de seu calendário promocional 2022 deve ser preciso para otimizar suas possibilidades de vender mais.

O poder de compra do consumidor brasileiro, em 2021, foi reduzido e lidamos com uma alta inflação. No entanto, é preciso que se tenha um planejamento do calendário promocional 2022 preparado para possíveis movimentações e acelerações do mercado no próximo ano.

Assim, para que seu atacado esteja pronto para o novo cenário, é preciso alinhar o calendário promocional 2022 com as suas estratégias macro de trade marketing e vendas.

Com isso, as campanhas promocionais, ações de datas comemorativas e oportunidades do ano poderão ser otimizadas, impulsionando vendas e desenvolvendo com mais assertividade a sua base de clientes.

Para saber mais sobre como se programar e desenvolver um calendário promocional 2022 que impulsione seus resultados comerciais, continue a leitura e confira as nossas dicas a seguir.

Qual é a importância de organizar o seu calendário promocional 2022?

De maneira objetiva, o calendário promocional traz um conjunto de datas comemorativas que são relevantes para o negócio e para o seu segmento de mercado. Ele servirá, então, como um guia para orientar as estratégias sazonais ao longo do período.

Ainda hoje existem atacados distribuidores e, mesmo, varejistas, que não se antecipam na organização de um calendário sazonal e que, por isso, acabam correndo com ações não planejadas próximas às datas. Isso reduz o potencial de retorno das ações executadas e pode representar a perda de oportunidades de vendas.

Com isso, ter um calendário promocional 2022 bem-estruturado poderá ser a chave para impulsionar seus resultados. Ele fornece inteligência e assertividade para marketing, trade marketing e gestão comercial alinharem seus esforços e otimizarem o retorno sobre os investimentos.

Ainda, essa previsibilidade proporciona um tempo maior para a captação de novos clientes e para a realização de negociação de campanhas promocionais com a base já fidelizada, potencializando ainda mais seus resultados.

Podemos considerar, ainda, que a organização com antecipação pode ajudar na obtenção de melhores condições para o atacado distribuidor junto aos seus fornecedores.

É claro que alguns fatores que impactam nas datas comemorativas, como foi o caso da pandemia, são imprevisíveis. No entanto, quando se tem um planejamento sólido, é mais fácil se adequar e ajustar a estratégia, independentemente dos obstáculos que surgirem.

Dessa maneira, o calendário promocional 2022 é uma das ferramentas fundamentais de planejamento para atacados. Ele permite identificar com antecedência os períodos de maior demanda potencial para garantir, ainda, um melhor controle de estoque, assegurando que não faltem itens nos momentos de maior movimento.

O calendário também servirá para identificar os períodos de baixa, nos quais manter estoques altos (e, portanto, dinheiro parado) não será necessário.

Como criar o calendário promocional 2022 para o atacado?

Como vimos, o calendário promocional 2022 servirá como um importante guia comercial para orientar as ações no próximo ano.

Por isso, é relevante reservar um tempinho para criá-lo com a dedicação necessária para torná-lo um instrumento ainda mais valioso para a sua estratégia.

A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso.

1. Analise o desempenho anterior por data promocional

Para criar um calendário sazonal de sucesso, comece entendendo os resultados reais que sua estratégia anterior gerou.

Não é preciso olhar para os números do orçamento do setor (a menos que eles tenham sido vinculados a bônus). Isso porque os orçamentos resultam de manobras políticas internas. Portanto, eles não refletem a realidade. Além disso, eles tendem a mudar durante o ano para compensar áreas com baixo desempenho ou que precisam de investimentos inesperados.

Assim, analise os resultados do ano corrente em relação ao ano anterior e ao orçamento. Divida as informações por períodos de tempo relevantes, como semanas, meses e/ou trimestres. Aqui, vale dar uma olhada em anos anteriores e lembrar que 2020 e 2021 foram especialmente atípicos.

Veja algumas dicas adicionais:

  • Examine o desempenho promocional com base nos custos. Olhe para o ano atual versus os anos anteriores;
  • Procure tendências e mudanças importantes no comportamento de compra;
  • Avalie quais datas tiveram melhor desempenho do que outras;
  • Examine as mudanças de preços e demanda ao longo do ano;
  • Documente os fatores que influenciaram os resultados financeiros.

2. Selecione eventos anuais, feriados e sazonalidade

Com base em seu perfil de público e produtos e serviços, determine as datas comemorativas e feriados para o seu calendário promocional 2022.

Sempre que possível, faça sua escolha com base nos melhores ganchos promocionais. Idealmente, eles produzirão as vendas mais lucrativas.

Aqui estão as questões a serem consideradas ao planejar as atividades em seu calendário:

  • O que meu público precisa?
  • Quais são seus interesses?
  • O que eles valorizam mais em uma promoção?
  • Como deve ser sua política de descontos?

Você não precisa fazer uma venda ou promoção para cada feriado. Se você não distribui ovos de Páscoa, fazer uma liquidação na semana santa pode não fazer muito sentido. O segredo é fazer um grande negócio com feriados e eventos que atraem e são relevantes para sua marca e seu público específico, e feriados em que os clientes esperam algum tipo de promoção.

Existem três categorias de feriados e eventos que você deve estar atento: datas principais, feriados / eventos secundários e temporadas.

DATAS PRINCIPAIS

As principais datas, como Natal, Black Friday e Dias das Mães e dos Pais são grandes geradoras de dinheiro, e essenciais para qualquer calendário promocional no atacado distribuidor. Essas são boas oportunidades sazonais para preparar promoções e pensar no estoque.

FERIADOS SECUNDÁRIOS

Sempre há um feriado ou tema pontual acontecendo. Há diversos deles; a chave é descobrir quais são relevantes para o seu público e para o atacado distribuidor. Quem distribui produtos femininos, por exemplo, deve se preparar para março, o mês das mulheres.

Para quem possui um e-commerce B2B, também é possível utilizar o Google Analytics para identificar clientes em outras localidades e descobrir datas comemorativas locais que podem ser aproveitadas.

TEMPORADAS

As estações fornecem uma grande oportunidade de realizar vendas em tipos específicos de design ou estilos de vestuário.

Mas as vendas sazonais não se referem apenas à mudança das estações. O início do verão é uma ótima época para quem faz a venda de produtos de volta às aulas, por exemplo.

→ Antes de continuar, veja nosso podcast com todas as dicas para criar a melhor política de descontos no seu atacado distribuidor:

3. Pense sobre suas ofertas de produtos

Depois de definir as datas importantes para o seu calendário promocional 2022, você deve pensar sobre seus produtos.

Considere novos produtos especiais que podem ser ofertados para seu público. Para maximizar o orçamento do time de marketing, tire todas as fotos que precisa de produto de uma só vez. Assim, você terá novas fotos para usar durante e após a temporada.

Crie também uma prévia da pré-temporada e forneça acesso ao conteúdo para seus melhores clientes. Ofereça essas promoções no varejo completo. Ainda, para atrair novos compradores, você pode tornar o negócio mais atraente adicionando descontos para futuras compras sem promoções.

Dicas para planos promocionais acionáveis incluem:

  • Oferte produtos e / ou serviços relacionados e que podem aumentar as vendas por cliente;
  • Examine o valor da vida útil de cada segmento de cliente para maximizar a lucratividade;
  • Dê tempo às promoções ou os compradores sempre vão esperar pelos períodos promocionais.
  • Mantenha itens relacionados a outros com valor baixo pelo preço total.

4. Determine e divulgue as programações do plano promocional interno

Depois de criar seu calendário promocional 2022, desenvolva um cronograma de projeto. Adicione um espaço para atrasos inesperados. Isso é particularmente importante para novas promoções e ações de datas comemorativas que você nunca testou antes.

Em seguida, compartilhe-o com sua equipe de vendas e outros funcionários relacionados ao projeto. É essencial garantir que todos os envolvidos saibam o que é esperado, quando é o prazo e como os resultados serão rastreados e avaliados.

Inclua, ainda, verificações provisórias para manter seu calendário promocional 2022 no caminho certo para o sucesso. Também lembre-se de alinhar suas informações com aquelas reunidas pelo time de trade marketing.

5. Acompanhe os resultados do calendário promocional 2022 regularmente

Monitore seus resultados reais em relação ao seu orçamento e faça previsões regularmente. A frequência e o momento da verificação dependem do seu negócio e plataforma de vendas (se usa e-commerce B2B ou não).

Use as vendas do ano anterior para apoiar suas projeções de receitas e despesas. As vendas reais levam em consideração as diferenças de faturamento e pagamento, bem como a sazonalidade.

6. Modifique as promoções futuras com base nos resultados acumulados do ano

Reavalie continuamente seu calendário promocional 2022 com base nos resultados de vendas reais. Em seguida, faça alterações onde for necessário.

Portanto, planeje promoções de backup no caso de uma ação antecipada falhar ou ocorrer uma lacuna nas vendas.

Tenha em mente sempre que existem alguns fatores que podem fugir ao seu controle. Seu fornecedor pode fechar as portas, mesmo que você já tenha vendas concluídas de determinado produto, por exemplo. Por isso, é importante ter espaço para lidar com esses imprevistos.

Sempre que possível, use o produto em excesso no estoque para atrair o público para comprar.

Outras dicas de marketing promocional acionáveis incluem:

  • Oculte o orçamento para promoções e / ou materiais de marketing adicionais. Sempre espere que seu orçamento de marketing seja cortado. Em todos os tipos e tamanhos de negócios, a administração pode acreditar que o marketing tem dinheiro em excesso;
  • Ajuste as promoções futuras para compensar as deficiências. Crie promoções relacionadas para aumentar as vendas médias por cliente.

7. Revise tudo e pense fora da caixa para se destacar

Os calendários sazonais variam em complexidade de um atacado distribuidor para outro. Alguns deles contam com feriados populares e eventos de vendas de rotina, enquanto outros incluem muita criatividade e inovação para trabalhar datas adicionais.

Quanto mais você pensar em seu calendário promocional 2022, mais eficaz ele será.

Ainda em dúvida? Confira essas dicas para programar as datas para o seu calendário promocional 2022

Se você ainda não tem certeza sobre que datas comemorativas trabalhar no calendário promocional 2022, a dica de ouro é considerar o público e o mercado do seu atacado distribuidor. Essa análise permitirá identificar as datas que são mais relevantes.

Por exemplo, quem distribui artigos de perfumaria pode querer focar mais em datas como Dia dos Namorados, enquanto para distribuidores de eletrônicos períodos como a Black Friday requerem um pouco mais de atenção.

Seja qual for seu nicho, a seguir, você encontrará dicas adicionais para incluir em sua estratégia.

1. Calendário promocional para o Natal

O período de dezembro, próximo ao Natal, é um dos mais importantes para o ciclo anual de vendas do atacado. E um grande aliado do planejamento para um calendário sazonal eficiente está na inteligência de dados.

Ou seja, a experiência do cliente que a sua empresa já tem atualmente é valiosa para planejar as estratégias para o calendário promocional 2022.

2. Dia das Mães e o relacionamento com a base de clientes

Tradicionalmente, enxergava-se o Dia das Mães como um potencializador de vendas restrito a alguns departamentos do atacado.

No entanto, com a mudança de comportamento do consumidor nos canais digitais, essa data pode ter sua importância ainda mais variada em sua estratégia de vendas.

Promoções e descontos em artigos comuns no demográfico feminino ainda são uma base importante para organizar o calendário sazonal de estratégias para o Dia das Mães. Mas por que não trazer oportunidades em setores pouco explorados pelo varejo nesta data comemorativa?

Em 2021, grandes players do varejo, trouxeram campanhas de Dia das Mães focadas no setor de eletrônicos e games, por exemplo. É importante estudar o potencial de categorias e produtos geralmente negligenciados nessa data e que podem trazer potencial de conversão para a sua estratégia.

3. Antecipando a Black Friday em seu calendário promocional

Desde que o calendário promocional brasileiro do varejo e atacado passou a incorporar campanhas de Black Friday, os consumidores mantiveram-se, em parte, precavidos. A diferença em se posicionar como uma empresa transparente é crucial nessa data, e pode afetar a visão e autoridade do seu atacado neste tipo de ação.

De acordo com dados do UOL, 57% dos brasileiros realizam a pesquisa prévia de preços um ou dois meses antes dessa campanha. Isso significa que o seu calendário promocional 2022 deve focar no período pré-Black Friday para trazer descontos reais e que convertam mais clientes para a sua base e a de seus clientes.

→ Para mais dicas para programar essa data em seu calendário promocional 2022, veja as dicas no artigo: Como o atacado distribuidor pode se preparar para a Black Friday.

4. Atenção às datas comemorativas secundárias do calendário promocional

Os grandes carros-chefes do calendário promocional no varejo concentram-se em grandes datas sazonais, como Natal, Ano Novo, Black Friday, Páscoa, entre outras. Mas todo mês existem datas que o atacado pode aproveitar para aquecer suas vendas e a de seus próprios clientes.

Existem algumas datas que estão ganhando maior importância no varejo e atacado e que podem ser bem aproveitadas. O Dia do Cliente, por exemplo, em 15 de setembro, surge como uma oportunidade para ações e estratégias comerciais, aproveitando um período que, geralmente, não é marcado por grandes datas.

5. Personalizando seu calendário promocional 2022

A forma como você programa suas estratégias em seu calendário promocional devem estar alinhadas à realidade do perfil de seu público. Por isso, antes de colocar ideias em ação, é importante conhecer em detalhes o seu público de interesse, baseando-se em uma boa análise de dados do histórico de vendas de seu atacado. Informações colhidas diretamente com os promotores e vendedores também podem ser valiosas para isso.

O começo do ano, por exemplo, é um período pós-feriados e o planejamento deve considerar uma possível entressafra. Em contrapartida, o final do mês e o restante do primeiro trimestre já podem apontar ações promocionais de carnaval. É o momento de analisar os dados e negociar com seus fornecedores as melhores possibilidades de ofertas em segmentos como bebidas, ou frutas, legumes e verduras (FLV), por exemplo.

Conclusão

Como vimos, o calendário promocional 2022 é um poderoso aliado para que seu atacado distribuidor venda mais.

Para criar o seu, comece com as sazonalidades mais relevantes para o seu negócio, ao decidir que tipo de promoção focará ao longo do ano. Se feriados convencionais e promoções de fim de semana são seu forte, você vai querer garantir que essas promoções sejam bem planejadas, tendo estoque adequado, divulgação executada e negociações potencializadas.

Considere também sazonalidades locais, como feriados e datas comemorativas municipais, além de todas as oportunidades que se alinham ao seu tipo de mercado, produto e público.

A partir dessa delimitação, ficará mais fácil e assertivo criar campanhas e iniciativas que se destaquem e reforcem as suas vendas durante o ano inteiro.

E você, já começou a programar o seu calendário promocional 2022? Está com alguma dificuldade? Compartilhe sua mensagem nos comentários.

 

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Thiago Melo